D.L.
"... Hansi Staël teve uma vida curta – faleceu com apenas 48 anos -, mas repleta de produção artística. Em 1946, fixou-se em Portugal com a família e desenvolveu a sua vasta obra em várias disciplinas artísticas, como a pintura, cerâmica, artes gráficas, ilustração, vidro e frescos. Livre na expressão pictórica, a artista recusou as formas académicas e tradicionais da pintura do século XIX, dando origem a uma produção artística modernista, na senda das manifestações artísticas do pós-guerra. ...
Após os primeiros anos em Portugal, começou a frequentar o estúdio do escultor e artista plástico João Fragoso, onde conheceu o sócio principal da fábrica de cerâmica SECLA, das Caldas da Rainha. Em 1950 fundou o Estúdio SECLA e, a partir de 1954, foi diretora artística da empresa.
Os seus trabalhos de ceramista contribuíram ativamente para a renovação estética da produção de cerâmica. A sua mestria no desenho e gravura e estilo modernista agitaram a então conservadora indústria das Caldas da Rainha, ... " (daqui)
Sem comentários:
Enviar um comentário