domingo, 29 de maio de 2011

UM NOVO TEATRO


D.P.


Quer dizer, em 1950, reconhecia-se a necessidade de se construir, em Leiria, um novo teatro "com as condições que a importância da cidade requer" e, em 1958, sem mais chus nem meios mus, procede-se à demolição do único Teatro existente na cidade... ???!!! Ele há coisas!...

2 comentários:

  1. No "Região de Leiria" de 27 pp, Manuel Leiria escreveu um artigo, a pp 10, "Património - Crise põe em risco edifícios históricos de Leiria". E lá vem a referência ao miseravelmente demolido "Teatro D. Maria Pia", em 1958.

    Não sei se está ao corrente, mas toda essa "determinação" em destruir o velho mas majestático Teatro de Leiria, teve a ver, basicamente - já na altura - com negociatas de terrenos (trocas e baldrocas sem se preocuparem minimamente com o futuro da cidade).

    Ontem como hoje.

    ResponderEliminar
  2. Negociatas, isso mesmo... o costume. Tem aqui http://digitarq.adlra.dgarq.gov.pt/default.aspx?page=regShow&ID=980964&searchMode= parte da explicação (que já deve conhecer), mtº mal explicada, pois nada explica uma acto daqueles e, mtº menos, a construção desse barracão que nos deram em troca, durante anos... Humilhante! A câmara teve grande responsabilidade, claro - "depois de demolido o edifício do velho teatro, a Câmara de Leiria reivindicou a posse do terreno e não deixou reconstruir o edifício no mesmo local"
    Ontem como hoje, caro conterrâneo ex animo

    ResponderEliminar