quinta-feira, 22 de maio de 2014

DIA DA CIDADE


D.L.

(É curioso que, tanto nesta, como na notícia anterior, se refira que o grupo escultórico "As Mulheres de Leiria" tenha sido doado à cidade pelo presidente da Associação Industrial Portuguesa , Francisco Cortez Pinto, mas que na placa informativa, colocada junto àquele grupo, se indique o nome de Américo Cortez Pinto, como tendo sido o benemérito...
Porventura dirão alguns que não será grande o engano, até mesmo porque fica tudo em família... mas outros, como eu, não o entenderão como uma pequena minudência...
Ai, F.L., o rigor histórico!...)



7 comentários:

  1. O Dr. Acácio de Paiva, governador do distrito de Leiria, era filho de Acácio de Paiva, poeta, jornalista, dramaturgo.
    Por coincidência. ainda hoje estive com uma das suas filhas na Biblioteca Afonso Lopes Vieira, Leiria, a propósito do lançamento do nº 1 de "Cadernos de estudos Leirienses".
    Neste livro, por transcrição de Carlos Fernandes do que encontrou numa "Crónica de Santa Maria da Arrábida", de 1737, da autoria de Frei José de Jesus Maria (com pormenores interessantíssimos sobre a Fundação do Convento de Santo António dos Capuchos na cidade de Leiria") pode ler-se:
    "... El-Rei D. João III, o qual lhe deu o título de Cidade e nomeou Bispo que confirmou o Sumo Pontífice Paulo III por Bulas que madou passar a vinte e dois de Maio do ano de mil e quinhentos e quarenta e cinco. ....". Aqui poder-se-ia entrar na polémica sobre qual a data mais correta para a da elevação de Leiria a Cidade, se 22 de Maio, se 13 de Junho. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Terá sido a Filomena, uma das filhas de Acácio de Paiva, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=523187
    a que encontrou na Biblioteca ALV?
    Daqui, o meu abraço para ela!

    ResponderEliminar
  3. ... e cmprmnts para si, claro!

    Não percebi a polémica que envolve a data, que é a mesma da da transcrição apresentada, ou não?!

    ResponderEliminar
  4. Lá ficar, ficou... mas, embora fazendo toda a diferença, tem G/graça!
    :)

    ResponderEliminar
  5. É que foi com data de 13 de Junho de 1545 que D. João III concedeu foral de cidade a Leiria.
    É, de facto, a Filomena, minha prima por afinidade em virtude de eu ser casado com a Zaida Paiva (sobrinha/neta de Acácio de Paiva).

    ResponderEliminar
  6. Por certo, só posteriormente; por isso, continua a parecer-me correcto considerar a data de 22 de Maio, mas os historiadores é que melhor saberão...
    Pois, bem sei; um dia destes ainda nos encontramos por aí, se bem que eu esteja mais tempo por Lx.

    ResponderEliminar