sábado, 20 de abril de 2019

ADELINO Lopes da Cunha MENDES

R.X1930

"... “A minha aldeia é farta, fértil e fria, desconhece a miséria e vive tão satisfeita que não pede nada a ninguém … Povo faminto de trabalho, integrado no ambiente estático em que vive e com ele perfeitamente amalgamado, tem tradições perdidas na voragem das eras mortas e não as esquece nem deturpa. É religioso sem ser fanático. Festeja os seus oragos como quem rende homenagem a pessoas amigas, faz estralejar foguetes às molhadas nos dias álacres das romarias…”

A citação é de Adelino Mendes, emérito jornalista de “O Século” e ilustre reguengueiro, pronunciadas na noite de 14 de Março de 1940, em Conferência proferida na extinta Casa do Distrito de Leiria, em Lisboa. Os 502 anos que passaram desde a criação da paróquia do Reguengo do Fetal foram testemunhas de mudanças na caracterização desta comunidade, mas o seu cunho devoto parece ter-se tornado uma marca indelével. ..." (daqui)

"ADELINO Lopes da Cunha MENDES, Jornalista e Escritor, nasceu na Freguesia do Reguengo do Fetal (Batalha), a 28-10-1878 e faleceu em Lisboa, a 26-08-1963. Era filho de João José Gomes Mendes e de Maria Vitória Lopes da Cunha.

Depois de ter feito os Estudos Secundários em Leiria, iniciou a sua carreira..." (ler+)

ACap.1916

ACap.1917



Jornal da Batalha-2014

Sem comentários:

Enviar um comentário