quinta-feira, 14 de maio de 2020

Cidades irmãs - Leiria e Tokushima



D.L.

"... Corria o ano de 1967 quando o Governo Civil de Leiria, pelo facto de ter recebido um ofício do Ministério dos Negócios Estrangeiros a solicitar o seu empenhamento para uma eventual geminação entre Leiria e a cidade japonesa de Tokushima, diligenciou junto da Câmara Municipal sobre tal viabilidade.

A principal causa do interesse para essa geminação assentava no estudo que Armando Martins Janeira, que naquele período era o Embaixador português no Japão, fizera sobre a figura de Wenceslau de Moraes, que abandonara a carreira militar e diplomática e fixara residência em Tokushima, após ter acompanhado o corpo da jovem a quem se unira e que fizera questão de sepultar na sua terra natal. Os livros que escreveu sobre o Japão serviram para apresentar o país à Europa, tendo sido também ele grande divulgador da cultura ocidental no Oriente. No topo do Monte Bizau, local particularmente apreciado por esta figura, situa-se o Museu Moraes, com uma exposição permanente onde estão patentes os seus pertences. " (ler+)


"O nome de "Avenida Leiria - Portugal" foi atribuído no final do mês de Dezembro a uma estrada da Prefeitura da cidade japonesa de Tokushima, geminada com Leiria desde 1969. A impulsionadora foi da Associação Japão / Portugal de Tokushima, a que se juntaram a Associação de Preservação da Montanha NPO Benten e o Rotary Clube Awa Tokushima. A iniciativa deveu-se ao facto de existir a Rua de Tokushima em Leiria e não haver em Tokushima qualquer via que estabelecesse a ligação com Leiria, servindo, simultaneamente, para prestar uma homenagem pública a Wenceslau de Moraes (1854-1929), considerado o último dos grandes escritores portugueses de viagens, sendo Dai-Nippon o maior livro no género depois da Peregrinação. ..." (ler+)

Sem comentários:

Enviar um comentário