sexta-feira, 11 de novembro de 2011

RE-CONSTRUIR








Algumas imagens de prédios, na Rua da Beneficência, a necessitarem urgentemente de benfeitor que os beneficie... No coração da Cidade, esta rua, com prédios em risco de ruir, é sítio de passagem de muitos que visitam o Castelo e não só. Urge encontrar uma solução para reabilitar os edifícios antigos ou, então, melhor será deixarem-se dessas conversetas hipócritas de quem parece que muito se preocupa com o Centro Histórico, mas investe em mamarrachos, ao invés de cuidar do nobre e histórico edificado secular...

2 comentários:

  1. Até faz dó! O prédio dos pais da Sr.ª D. Manuela Costa está mesmo a cair. E é uma pena de tão bonito que é.

    ResponderEliminar
  2. É uma dor de alma, que aflige, muito, ao sentir-se o tempo a passar e o dito Centro Histórico de Leiria a degradar-se, diria mesmo, que inapelavelmente.
    E na conjuntura actual, quem lhe vai acudir?

    Bem se apregoa, que estão disponíveis fundos para a recuperação desses edifícios. Que fundos? Uma percentagem menos que insuficiente para pintar as paredes exteriores. Que paredes? No estado em que elas estão?

    Os proprietários, onde estão eles? Abalaram para outras paragens, alguns para casas modernas, nos arredores. Outros, estão fora, já nem se lembram do que deixaram para trás, depois da morte dos seus antepassados, os que levantaram aquelas casas e a geração seguinte, talvez.

    Um problema de complicada resolução.
    A pergunta fica no ar: que centro histórico para Leiria, sem dinheiro para investir?

    ResponderEliminar