segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Memórias







Esta é a casa de família do Dr. Tomás (Duarte da Câmara de) Oliveira Dias, político, advogado, fundador da ADLEI - Associação para o Desenvolvimento de Leiria. É uma das casas de que sempre me lembro, não só pela sua beleza, mas também porque, ficando-me  a caminho do Liceu, passava por ela diariamente; 
ali residia (reside ainda?) a Drª Laura Dias, então professora de Matemática, irmã do Dr. Tomás, netos de uma notável mulher que desempenhou um papel de relevo n' "A Cruzada das Mulheres Portuguesas", em Leiria. 
É-me também caro, este edifício, porque o projecto é da dupla Korrodi-Theriaga, como alguns outros, embora raramente se refira o nome de José Theriaga, que foi um militar e intelectual de grande gabarito, com quem E.Korrodi teve, em Leiria, um "consultório de engenharia civil e arquitectura".
Logo ali ao lado, no mesmo Largo, o de Camões, ergue-se o edifício onde nesse tempo funcionava o Liceu Nacional de Leiria, por onde passaram alguns notáveis deste país...



Em frente, o edifício do primeiro Seminário da diocese de Leiria que, no meu tempo e até 1964, funcionou como anexo do Liceu, paredes meias com o Convento e Igreja de Stº Agostinho.



O portal é encimado pelo brasão do bispo D. Pedro Vieira da Silva, que, em vida, nunca permitiu que ali se pusesse o seu brasão, nem o consentiria se, do túmulo, o pudesse ordenar, conforme se lê na inscrição em latim.



3 comentários:

  1. Muito linda a casa da Srª D. Laura - de quem tive o privilégio de ser colega. Uma senhora!

    ResponderEliminar
  2. De facto, embora eu aqui a tenha tratado como Drª Laura, sempre ouvi tratá-la, como a colega, apenas por Srª D. Laura. Os tempos eram outros e as formas de tratamento também; eu era miúda e nunca apurei a razão, mas presumo, então, que não seja licenciada, por qq acidente de percurso, o que não lhe retira, já se vê, a competência que todos sempre lhe reconheceram, enqtº que alguns licenciados, enfim... Por isso, vou mesmo continuar a conferir-lhe esse tratamento, de Drª Laura até mesmo porque estou convencida que, com o Bolonha, já de direito o será... :-)
    De si, já tinha tido notícia enqtº dirigente da escola do Ciclo, mas desconhecia esse seu tempo de docência no antigo Liceu; afinal, em tempos diferentes, caminhámos as mesmas calçadas...
    Bjinho
    O.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cheguei à velha Preparatória D. Dinis em Outubro de 1974, ainda o Sr Dr Serra era diretor. Em 75 já lá era professora efetiva. Era muito nova. Passados dois anos já era vice-presidente do Conselho Diretivo... Foi uma longa carreira (que passou rápido) cheia de belos saltos e sobressaltos e de oportunidades. Quanto à Srª D. laura, não sei se era ou não licenciada, mas lá na escola todas as professoras eram tratadas por Srª D., independentemente das habilitações que detínhamos. O que era muito bom!

      Beijinho

      Eliminar