quarta-feira, 14 de março de 2012

Da afición



Do espólio de Carlos Vieira, cedidos pela viúva, Estrela Vieira, estes dois documentos históricos que, por certo, agradarão à afición leiriense ( se ainda existe...) - uma imagem do nosso cavaleiro-toureiro D. José de Ataíde, em plena lide, e um bilhete para a corrida, de 11 de Junho de 1905, realizada na nossa antiga Praça de Touros.



2 comentários:

  1. Ainda bem que já não praça de touros cá em Leiria! Que espetáculo bárbaro!

    ResponderEliminar
  2. Acha mesmo?!...
    Contudo, pelo que a conheço, por certo respeitará o direito dos que são aficionados a lamentarem tal perda; contrariamente ao que se faz pensar, os aficionados são pessoas sensíveis e respeitam os animais. Por vezes, o que parece, não é...
    Margarida Neto, deputada por Santarém,assim se refere à questão, na coluna "Correio do Parlamento", no semanário "Correio do Ribatejo"
    (…) E já que falamos em direitos e em liberdade, convém lembrar que os aficionados e todos aqueles que vivem em torno das corridas de toiros não são insensíveis e respeitam os animais, não são nenhuns assassinos, medrosos, cobardes, sádicos, ignorantes… epítetos vulgarmente atribuídos por aqueles que não respeitam o direito que cada um tem de acolher a arte, a cultura e a tradição.
    (…) Aqueles que não aceitam, não toleram nem respeitam a liberdade dos outros, entendem que as corridas de toiros são ética e moralmente inaceitáveis. Eu também acho que a forma como tentam condicionar a liberdade de cada um, recorrendo ao insulto e à difamação, uma prática moral e eticamente duvidosa, mas é a minha opinião e temos todos o direito a ter opiniões diferentes. Podemos não concordar, mas não podemos impedir nem condicionar. Em Democracia é assim!
    Faço minhas as suas palavras, com a devida vénia.

    ResponderEliminar